TÉCNICAS GERAIS DE TREINAMENTO DO TAEKWONDO
BASES & POSIÇÕES (SAGUI):
DESCRIÇÃO
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TRADUÇÃO
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MOÁ SAGUI
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Pernas e pés unidos e voltados para frente (sentido)
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NARANI SAGUI
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Pernas afastadas na largura dos ombros, paralelos e voltadas para frente
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JUTCHUM SAGUI
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Pernas afastadas 2x a largura dos ombros, joelhos flexionados, pés paralelos e voltados para frente (cavaleiro)
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AP KUBI SAGUI
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Pernas afastadas no sentido ântero-posterior (uma a frente da outra), sendo que o joelho da perna da frente ficará flexionado e o pé voltado pra frente, e a de trás com joelho estendido e o pé levemente voltado para fora aprox. 60º
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TIT KUBI SAGUI
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Pernas afastadas com os pés formando um ângulo de 90º em “L”, calcanhares alinhados e joelhos flexionados, sendo 30% perna da frente e 70% perna de trás
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AP SAGUI
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Pernas levemente afastadas na distância de um passo normal
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BOM SAGUI
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Pernas na posição de passo normal, calcanhar da perna avançada elevado de maneira que o pé apoiado apenas na ponta, joelhos flexionados e o peso do corpo descansando na perna posterior (de trás)
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COA SAGUI
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Pernas em forma de um “X”, cruzadas e ambas flexionadas, pé de frente inteiramente no chão e o de trás apoiado apenas na ponta. Esta posição mesmo sendo defensiva, também pode ser utilizada para o ataque, saltando para frente
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RAKITARI
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Perna de apoio (base) levemente flexionada e a outra totalmente flexionada apoiando a parte interna do pé na perna base, e os dedos apontando para baixo, formando uma espécie de “4” numa base de equilíbrio.
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KIBON DONJAK:
São compreendidos pelas diversas bases fixas e/ou deslocamentos distintos, assim como os diversos tipos de ataques e bloqueios (defesas) que utilizam as mais variadas partes do corpo (mãos, antebraços, cotovelos, pés, pernas, joelhos, cabeça, etc.). É praticado durante as aulas com o objetivo de aprimorar as técnicas ataque e defesa, a coordenação dos movimentos, o equilíbrio e postura durante a execução dos golpes, e principalmente a concentração fazendo com que o aluno tenha um domínio maior do próprio corpo, além de facilitar o entendimento dos comandos da língua Coreana.
POOM-SÊ:
São seqüências de movimentos de ataque e defesa contra um ou mais adversários imaginários, em deslocamento, percorrendo um diagrama determinado. Para a sua correta execução, é necessário a prática e domínio das técnicas do KIBON DONJAK para que se desenvolva a boa postura e coordenação.
Durante a prática do Poom-sê, o aluno deve estar atento aos vários detalhes que comprometem o bom desempenho, tais como: equilíbrio, respiração, o olhar (atenção), as mudanças repentinas de direção, força e velocidade dos movimentos e os deslocamentos.
Os objetivos principais desta prática são: desenvolver a concentração, o aumento da força e da resistência muscular, o controle da respiração e a possibilidade de treinar sozinho, além de ajudar nas técnicas de KYORUGUI (luta), IAK SOK KYORUGUI (luta combinada), e de HO SHIN SULL (defesa pessoal).
Da faixa branca (10º Gub) à faixa preta (1º Dan), os Poom-sês são divididos em dois grupos distintos, onde cada um possui uma característica filosófica diferenciada.
SA JÚ (SA: quatro e JÙ: lado ou direção):
É aprendido na faixa branca (10º Gub) e possui um diagrama que aponta para os quatro lados ou direções como o próprio nome indica. Este Poom-sê foi desenvolvido com a finalidade de iniciação e conscientização do praticante, familiarizando-o com os movimentos básicos.
Este movimento pode ser expresso de maneiras diferenciadas como, por exemplo, o deslocamento com soco (SA JÚ TCHIRIGUI) ou com defesas do tipo abaixo (SA JÚ ARÊ MAKI) e outras, além de chutes (SA JÚ AP TCHAGUI ou SA JÚ YOP TCHAGUI).
TE GUK:
É a representação mais profunda da filosofia oriental. O Te Guk é uma maneira mais lógica e mais limpa de se observar o mundo como um todo, o cosmo e a vida sob a luz da filosofia oriental. O aluno será iniciado nos princípios do Te Guk conforme a sua ascensão diante a pratica do Taekwondo.
Este movimento pode ser compreendido como, por exemplo, da faixa amarela (8º Gub) à faixa vermelha ponteira-preta (1º Gub), em diagramas pré-determinados para cada nível de graduação e com movimentos específicos.
Te Guk: é o símbolo sobre a regra científica da criação do universo e da harmonia de viver do homem.
A palavra significa: Te - início e Guk - infinito (luz, centralização do universo e da vida).
Mu Guk: força, raiz da vida.
Yang-i: movimento da evolução do universo e da vida humana.
Combinação entre a força positiva e negativa ou entre a matéria e a não-matéria.
Combinação entre a força positiva e negativa ou entre a matéria e a não-matéria.
Palgue: são os oito sinais (céu, satisfação, fogo, trovão, vento, água, montanha e terra).
IL JANG: significa KEON, o céu.
I JANG: satisfação significa firme por dentro e suave por fora.
SAM JANG: simboliza o RI o fogo e sol.
SA JANG: simboliza o JIN o trovão, afirmando força e dignidade.
O JANG: simboliza SEON o vento, às vezes gentil, ás vezes cheio de força.
TCHILL JANG: simboliza GAM, a montanha como princípio de estabilidade.
PAL JANG: simboliza GON, qualidade de ser receptivo simboliza a terra.
I JANG: satisfação significa firme por dentro e suave por fora.
SAM JANG: simboliza o RI o fogo e sol.
SA JANG: simboliza o JIN o trovão, afirmando força e dignidade.
O JANG: simboliza SEON o vento, às vezes gentil, ás vezes cheio de força.
TCHILL JANG: simboliza GAM, a montanha como princípio de estabilidade.
PAL JANG: simboliza GON, qualidade de ser receptivo simboliza a terra.
IAK SOK KYORUGUI:
É uma luta combinada entre duas pessoas e tem por finalidade aprimorar o reflexo e a velocidade de execução dos golpes. Estas técnicas preparam o praticante para o desenvolvimento de HO SHIN SULL (defesa pessoal). Estas podem ser compreendidas da seguinte maneira: SAM BON KYORUGUI (luta de três passos), DULL BON KYORUGUI (luta de dois passos), HAN BON KYORUGUI (luta de um passo), MURUB KYORUGUI (luta ajoelhada) e ANDJÁ KYORUGUI (luta sentada).
KIOK PÁ (quebramento):
É a técnica de quebramento que se utiliza de objetos como: tábuas, telhas, tijolos, garrafas, etc. Utiliza-se das diversas partes do corpo (mãos, pés, cotovelos, joelhos, etc.) para sua execução. Tem por objetivo, demonstrar a capacidade e força das técnicas aprendidas, além de exigir um alto grau de concentração, autoconfiança, coordenação e postura correta.
KYORUGUI (luta):
É a luta contra dois ou mais adversários, que pode ser desenvolvida de duas maneiras: a primeira delas utiliza-se das regras de competição (regras internacionais estabelecidas pela Federação Mundial de Taekwondo – WTF), onde as áreas de contato são restritas e o uso das proteções é exigido obrigatoriamente (protetor de tórax, de cabeça (capacete), de antebraço, luva de mãos, bucal, genital, de canela, botinhas), sendo que nesta luta sempre será entre dois adversários distintos e da mesma categoria somente. Esta modalidade de luta é indicada desde os iniciantes até a faixa preta, pois permite que os praticantes combatam entre si sem que haja certa rivalidade, mantendo-se o respeito mutuo entre competidores. A segunda maneira é a modalidade de luta livre, ou seja, permite que faixas pretas bem treinados e com suas técnicas desenvolvidas, promovam um confronto direto, quase real, havendo a possibilidade de que estes até se machuquem.
A prática do KYORUGUI tem por objetivo desenvolver a concentração, a habilidade, a criatividade, o reflexo, o autocontrole, a coragem sem intimidação, paciência e a antecipação do movimento adversário.
A prática do KYORUGUI tem por objetivo desenvolver a concentração, a habilidade, a criatividade, o reflexo, o autocontrole, a coragem sem intimidação, paciência e a antecipação do movimento adversário.
SON KISUL (TÉCNICA DE MÃO) - EXEMPLOS:
DESCRIÇÃO
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TRADUÇÃO
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GAUÊ SON CUT
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Ponta dos dedos indicadores e médios em forma de tesoura
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PYON SON CUT
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Ponta dos dedos com a mão aberta
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SEO PYON SON CUT
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Ponta dos dedos com a palma da mão na posição vertical
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JETCHIN PYON SON CUT
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Ponta dos dedos com a palma da mão na posição p/ cima
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OPÔ PYON SON CUT
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Ponta dos dedos com a palma da mão na posição p/ baixo
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ME JUMOK
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Punho cerrado (fechado) de cima p/ baixo na região da cabeça (marreta)
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DOLIÔ TOK TCHIGUI
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Dorso da mão na posição vertical atacando lateralmente na cabeça na região da “Têmpora”
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DUNG JUMOK OLGUL TCHIGUI
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Dorso da mão na posição frontal atacando diretamente o nariz ou rosto
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PALTOK OLGUL TCHIGUI
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Palma da mão na posição frontal atacando diretamente o queixo ou nariz
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SONNAL OLGUL TCHIGUI
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Palma da mão na posição p/ cima (faca) atacando lateralmente o pescoço num movimento de corte
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HANSONNAL OLGUL TCHIGUI
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Palma da mão na posição p/ baixo (faca) atacando lateralmente o pescoço num movimento de corte
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DUNG SONNAL OLGUL TCHIGUI
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Ataque com a borda interna da mão (dedão escondido) lateralmente na cabeça na região da “Têmpora”
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PALKUB OLIÔ TCHIGUI
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Cotovelo de baixo p/ cima no queixo
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PALKUB DOLIÔ TCHIGUI
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Cotovelo de fora p/ dentro (antebraço) lateralmente na região da cabeça
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PALKUB YOP TCHIGUI
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Cotovelo lateral (borda externa do braço) na região medial ou da cabeça
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PALKUB TCHIGUI
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Cotovelo lateral (ponta do cotovelo) na região medial
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BAL KISUL (TÉCNICA DE PÉ) - EXEMPLOS (CHUTES):
DESCRIÇÃO
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TRADUÇÃO
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AP TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé de baixo p/ cima flexionando e estendendo a perna na região do abdômen ou rosto do adversário
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MIRÔ TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé “empurrando” na região do abdômen ou quadril do adversário
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YOP TCHAGUI
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Chute lateral com a “faca” do pé na região do abdômen ou rosto do adversário
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BANDAL TCHAGUI
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Chute lateral com o “peito” do pé na região do abdômen do adversário
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DUBAL BANDAL TCHAGUI
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Dois chutes laterais / diagonais seqüenciais com o “peito” do pé na região do abdômen do adversário
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PITRÔ TCHAGUI
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Chute lateral / diagonal-fora com a “sola” do pé na região do abdômen ou rosto do adversário
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BACAT TCHAGUI
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Chute semicircular de dentro p/ fora com a “sola” ou “borda externa” do pé na região do peito ou rosto do adversário
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AN TCHAGUI
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Chute semicircular de fora p/ dentro com a “sola” ou “borda interna” do pé na região do peito ou rosto do adversário
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NÉRYÔ TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé de cima p/ baixo flexionando e estendendo a perna na região do peito ou rosto do adversário
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APAL-OLIGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé ou o “calcanhar” de cima p/ baixo com a perna totalmente estendida na região do peito ou rosto do adversário
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DOLIÔ TCHAGUI
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Chute lateral com o “peito” do pé na região do peito ou rosto do adversário
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FURIÔ TCHAGUI
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Chute lateral com a “sola” do pé na região do rosto do adversário
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DUBAN DOLIÔ TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando o “peito” do pé “sem” colocar no chão na região do abdômen e rosto do adversário
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DUBAN YÔP TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando a “faca” do pé “sem” colocar no chão na região do abdômen e rosto do adversário
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AP-BAL AP TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé de baixo p/ cima flexionando e estendendo a perna na região do abdômen ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL MIRÔ TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé “empurrando” na região do abdômen ou quadril do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL YOP TCHAGUI
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Chute lateral com a “faca” do pé na região do abdômen ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL BANDAL TCHAGUI
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Chute lateral com o “peito” do pé na região do abdômen do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL DUBAL BANDAL TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com o “peito” do pé na região do abdômen do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL PITRÔ TCHAGUI
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Chute diagonal-fora com a “sola” do pé na região do abdômen ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL BACAT TCHAGUI
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Chute semicircular de dentro p/ fora com a “sola” ou “borda externa” do pé na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL AN TCHAGUI
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Chute semicircular de fora p/ dentro com a “sola” ou “borda interna” do pé na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL NÉRYÔ TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé de cima p/ baixo flexionando e estendendo a perna na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL DOLIÔ TCHAGUI
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Chute lateral com o “peito” do pé na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL FURIÔ TCHAGUI
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Chute lateral com a “sola” do pé na região do rosto do adversário c/ a perna da frente "sem” pular
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AP-BAL DUBAN DOLIÔ TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando o “peito” do pé “sem” colocar no chão na região do abdômen e rosto do adversário
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AP-BAL DUBAN YÔP TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando a “faca” do pé “sem” colocar no chão na região do abdômen e rosto do adversário
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TIMIO AP-BAL AP TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé de baixo p/ cima flexionando e estendendo a perna na região do abdômen ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL MIRÔ TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé “empurrando” na região do abdômen ou quadril do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL YOP TCHAGUI
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Chute lateral com a “faca” do pé na região do abdômen ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL BANDAL TCHAGUI
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Chute lateral com o “peito” do pé na região do abdômen do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL DUBAL BANDAL TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com o “peito” do pé na região do abdômen do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL PITRÔ TCHAGUI
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Chute diagonal-fora com a “sola” do pé na região do abdômen ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL BACAT TCHAGUI
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Chute semicircular de dentro p/ fora com a “sola” ou “borda externa” do pé na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL AN TCHAGUI
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Chute semicircular de fora p/ dentro com a “sola” ou “borda interna” do pé na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL NÉRYÔ TCHAGUI
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Chute frontal com a “sola” do pé de cima p/ baixo flexionando e estendendo a perna na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL DOLIÔ TCHAGUI
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Chute lateral com o “peito” do pé na região do peito ou rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL FURIÔ TCHAGUI
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Chute lateral com a “sola” do pé na região do rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL DUBAN DOLIO TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando o “peito” do pé “sem” colocar no chão na região do abdômen e rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TIMIO AP-BAL DUBAN YÔP TCHAGUI
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Dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando a “faca” do pé “sem” colocar no chão na região do abdômen e rosto do adversário c/ a perna da frente pulando p/ frente
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TORA TIT TCHAGUI
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Chute giratório com o “calcanhar” em forma de “coice” pelas costas e “sem” olhar na região do abdômen ou rosto do adversário
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TORA YOP TCHAGUI
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Chute giratório com a “faca” do pé pelas costas “olhando” na região do abdômen ou rosto do adversário
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TORGUÊ BANDAL TCHAGUI
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Chute giratório fintando c/ a perna de trás pelas costas e trocando com a perna da frente e acertando o “peito” do pé na região do abdômen do adversário
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MONDOLIÔ TCHAGUI
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Chute giratório com a “sola” do pé em forma de “gancho” pelas costas “olhando” na região do rosto do adversário
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MONDOLIÔ NAKÔ TCAHGUI
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Chute giratório com o “calcanhar” em forma de “gancho” pelas costas e “sem” olhar na região do rosto do adversário
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TORGUÊ DOLIÔ TCHAGUI
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Chute giratório fintando c/ a perna de trás pelas costas e trocando com a perna da frente e acertando o “peito” do pé na região do rosto do adversário
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TORGUÊ AN TCHAGUI
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Chute giratório semicircular de fora p/ dentro fintando c/ a perna de trás pelas costas e trocando com a perna da frente e acertando a “sola” ou “borda interna” do pé na região do rosto do adversário
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TORA BACAT TCHAGUI
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Chute giratório semicircular de dentro p/ fora com a “sola” ou “borda externa” do pé pelas costas na região do rosto do adversário
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TIMIO TORA TIT TCHAGUI
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Chute giratório com o “calcanhar” em forma de coice pelas costas e “sem” olhar na região do abdômen ou rosto do adversário pulando
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TIMIO MONDOLIÔ TCHAGUI
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Chute giratório com a “sola” do pé em forma de “gancho” pelas costas “olhando” na região do rosto do adversário pulando
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TORA DUBAN YÔP TCHAGUI
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Chute giratório c/ dois chutes laterais seqüenciais com a mesma perna usando a “faca” do pé “sem” colocar no chão e “olhando” na região do abdômen e rosto do adversário
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REDON TIT TCHAGUI
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Chute giratório fintando c/ a perna de trás a frente, pulando e trocando no “ar” com a perna da frente e acertando com o “calcanhar” em forma de “coice” pelas costas “sem” olhar na região do peito ou rosto do adversário
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REDON MONDOLIÔ TCHAGUI
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Chute giratório fintando c/ a perna de trás a frente, pulando e trocando no “ar” com a perna da frente e acertando com a “sola” do pé em forma de “gancho” pelas costas “olhando” na região do rosto do adversário
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